segunda-feira, 12 de abril de 2010

Com- vida em destaque










Consciência Ambiental10/04/2010 08:15:00

Estudantes de Abaetetuba dão exemplo de preservação ao meio ambiente


Na escola Estadual Benvinda Pontes o desperdício de papel era uma realidade. Mas esta prática já faz parte do passado. As provas e os trabalhos são impressos usando a frente e o verso do papel, que passou a ser reciclado. O que motivou esta mudança de atitude? É que agora esta é uma escola “Com Vida”, uma ação de educação ambiental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que tem incentivado estudantes a desenvolver projetos visando à preservação do meio ambiente, e que só na tarde de hoje, 09, certificou 100 alunos, que praticam ações positivas como esta, em seis escolas estaduais, localizadas no município de Abaetetuba.

Essa mudança “simples aos olhos de alguns fez toda a diferença no cotidiano escolar” disse a estudante Daynara Cardoso, de 14 anos, que cursa a 8ª série na escola e já foi até delegada na 3ª Conferência Nacional de Educação Ambiental. “O mais importante foi ver na escola, nós jovens servindo de exemplo e ensinando não apenas outros jovens, como também os nossos próprios professores. Isso é muito bonito”, ressaltou.

A educação ambiental também tem mudado hábitos em outras escolas no município. Na Cristo Redentor, por exemplo, os espaços estão mais limpos e o jardim organizado. Já na Ermerina Bom Habib, as paredes das salas de aula não sofreram mais pichações, desde que foram pintadas pelos próprios alunos. Na escola Leônidas Pontes, o projeto reciclando e plantando para o futuro tem despertado a comunidade escolar para a preservação. Os alunos da escola Pedro Teixeira reservaram uma área para fazer um canteiro de plantas medicinais. E na escola Terezinha de Jesus, o combate ao lixo está no planejamento das ações para este ano.

Representando os diretores das escolas envolvidas, a diretora da escola Cristo Redentor, Fátima Pimentel parabenizou os alunos pelos trabalhos desenvolvidos e disse que “esses projetos ajudam a despertar a consciência ambiental nos seus colegas de turma e vão além porque são exemplos de que é possível, com pequenas ações, contribuir para a preservação do planeta”.

Com Vidas – Tem o objetivo de mobilizar a comunidade escolar para realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. Dentro da campanha desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) “Vamos Cuidar do Brasil”, e no Estado do Pará, repercutida pela Seduc com o slogan “Vamos Cuidar do Pará”, desde 2008, já formou 70 "Com Vidas", envolvendo mais de 15 mil estudantes em todo o Estado. Para este ano, a meta é formar cerca de 200 "Com Vidas" nas escolas estaduais e fechar parcerias com as redes municipais interessadas em aderir ao Programa.

Para a coordenadora de Educação Ambiental da Seduc, Socorro Lopes, uma das principais contribuições das "Com Vidas" é a formação de futuros cidadãos responsáveis pela garantia da sustentabilidade e da qualidade de vida no planeta, ela afirma finalizando que: “Eles são a nossa garantia de que é possível a construção de uma sociedade sustentável a partir de cidadãos conscientes de seu compromisso e de seu papel transformador”.

Texto: Danielly Gomes
Fotos: Rai Pontes
Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário